A dona da casa

terça-feira, 7 de junho de 2011

Afinal, o que é sour cream?

Já me deparei inúmeras vezes com receitas que pedem o dito cujo sour cream.

Em geral, são receitas estrangeiras, que sempre nos deixam em dúvida sobre qual produto brasileiro é o mais adequado para substituí-lo.
Já vi de tudo, receitas traduzidas que substituem o sour cream por creme de leite, outras que pedem a tal nata (essa vale um outro post pra depois que eu descobrir do que se trata...). Enfim, a dúvida permanece e o resultado final não é o mesmo.
Essas diferenças nos ingredientes acontecem porque os mercados acabam apresentando demandas e gostos diferentes para cada tipo de produto e, por isso, se especializando em receitas mais específicas, que não se adaptam aos gostos dos consumidores de todos os países.
E a recíproca também é verdadeira!
Pensam que é fácil achar o tão brasileiro creme de leite por aqui?
Dia desses decidi preparar aquela minha receita de Strogonoff (post de 12 de janeiro de 2010), mas quem disse que conseguia encontrar o ingrediente principal do molho?
Entrei em contato com uma amiga que mora por aqui há tempos e ela me disse que talvez eu conseguisse encontrar creme de leite como no Brasil na seção de produtos latinos, com o nome de "Media Crema" ou "Table Cream".

Mas não são todos os supermercados que vendem esses produtos e, na verdade, eles não são tão parecidos com o nosso creme de leite assim.
Depois de muito procurar, acabei levando uma latinha de um tal leite evaporado, pensando que fosse a mesma coisa que o creme de leite só que com nome diferente (algo como, evaporaram o leite e só sobrou o creme, entende? rsrs!).

Após abrir a lata, aquela decepção... O tal leite evaporado tem a mesma consistência do leite, só que mais amarelinho, ou seja, não substituiria o creme de leite da minha receita, e o meu strogonoff acabou virando picadinho...
Fazer o quê? Culinária também tem dessas coisas! E é muito interessante pensar como as receitas evoluem com base nos produtos tradicionais oferecidos em cada região.
Aqui nos Estados Unidos, finalmente tive a oportunidade de comprar o sour cream original e vou contar para vcs direitinho do que se trata: iogurte natural daquele tipo mais consistente.

No Brasil, é super fácil encontrar esse tipo mais consistente da marca Nestlé. Acho que vcs não terão dificuldades.
Bem, agora vc já sabe e eu atesto: receitas que levam sour cream, podem utilizar iogurte natural no lugar! E eu espero que agora as nossas receitas "importadas" acabem ficando tão boas quanto as originais!
Espero ter ajudado!
Abs!

Atualização 01 de julho de 2011
Acabo de conhecer o Cinara's Place, blog da minha conterrânea Cinara, que é especializado em receitas da culinária americana.
http://cinarasplace.blogspot.com
Estou adorando o blog, e o que me chamou muito a atenção foi que ela também menciona recorrentemente as dificuldades em fazer no Brasil as receitas americanas por não encontrar ingredientes substitutos adequados.
Uma dica bacana que ela dá para substituir receitas que levam sour cream é a da nova coalhada lançada pela Vigor, que, segundo ela, substitui com perfeição o sour cream!
Vamos testá-la!

24 comentários:

  1. Oi Cris, saudades de vcs!

    Parece que o creme de leite é um problema é qualquer país. Minha amiga na Costa Rica também caiu no conto do leite evaporado. Na Alemanha, minha cunhada substituía o creme de leite pelo cream fresh. Tem a consistência do creme de leite, mas tem um leve azedinho do yorgurte. É bem comum na Europa. Talvez tenha em algum mercado aí. Ela também descobriu depois de um tempo um leite condensado vindo da Rússia que era idêntico ao nosso. Bjs Edi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na Austrália consegue-se achar bastante coisa.
      Aqui eles chamam de thickened cream - o que me lembra minha primeira semana aqui, e eu tinha pego as instruções por telefone. Fiquei meia hora procurando o tal do chicken cream... Fui embora de mãos abanando

      Excluir
  2. Lembrei de mais uma coisa: vc já tentou procurar o creme de leite fresco? Esse é mais comum porque é bastante usado para confeitaria. No caso do strogonofe, você pode deixar reduzir até engrossar o molho.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Edi! Saudades de vc!
    Realmente, o leite condensado daqui não tem nada a ver com o nosso, tanto que para os brigadeiros que fiz em retribuição ao vizinho (post de 30 de maio de 2011) aproveitei a ida do maridão ao Brasil para trazer uma latinha pra mim! Não quis arriscar.
    Edi, o que é muito comum aqui é o sour cream mesmo. Não achei creme de leite fresco, mas talvez em mercados mais voltados à confeitaria eu encontre! Se descobrir, te conto!
    Bjs e obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir
  4. evaporated milk ta mais pra leite condensado. nada a ver com creme de leite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é o leite evaporado e a diferença para o leite consensado é que o condensado leva açúcar.

      Excluir
  5. Eu amei o Sour Cream quando fui pra ai, mas nao consigo achar nada parecido aqui no Brasil pra comprar. Alguma dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Somente hoje visitei seu blog, à procura de uma informação. Fui direcionada para cá pelo Google. Achei sua informações ótimas, a respeito do sour crean. Quanto às "natas", não sei se vc já se aprofundou, mas elas são o "crfeme de leite" de portugal.
      Voltare mais vezes aqui... até +
      Clara

      Excluir
  6. Eu sou estrangeiro vivendo em Brasil. Eu procurou 'sour cream' por muito tempo agora e recentemente comprei o nestle, desnatado, na foto acima. É mais ou menos 'sour cream' mas tem muito pouco sabor espiga ( nao sei como falar em Portuguese, talvez como azedo.

    Realmente, o Nestle iogurte desnatado é 'sour cream' ou bom suficiente!

    Obrigado para este informação!


    Também comprou 'canto coalhada', mas não tão boa quanto a Nestlé, a consistência e o sabor é errado.




    ResponderExcluir
  7. Obrigado, me ajudou muito também!

    ResponderExcluir
  8. Ola,

    Morei muito tempo na Europa e lá o nosso creme de leite era vendido como double cream!! e é igualzinho ao nosso..

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Portugal temos as Natas para culinária, a qual uso nos meus strogonoffs, e para bater, que é utilizada em bolos e doces.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Me ajudou muto! Há tempos que essa dúvida do que usar no lugar do sour cream vem me atormentando. Já cheguei a usar em algumas receitas o creme de leite mesmo, funciona mais com doces, mas tem coisas que não dá mesmo. Boa sacada essa de usar o iogurte ou a coalhada. Vou testar!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Leite Evaporado gente é o leite condensado sem açucar.. por isso a corzinha amarela dele , que se vc verem é igual ao leite condensado. \blz

    O Sour Cream, na verdade é o yougurt Grecco que todos tem vistos aparecer aqui no brasil....

    ResponderExcluir
  12. Gente! Heavy cream e maravilhoso no stroganoff e voce encontra em qualquer Mercado proximo aos leites.E so deixar ferver um pouquinho apos colocar.

    ResponderExcluir
  13. Gente! voces encontram leite condensado do mesmo tambem em qualquer Mercado, no setor de produtos latinos, e da nestle como o nosso, so que esta em espanhol, La lechera.
    Ps: Aqui USA, não sei porque essa dificuldade que brasileiros tem em encontrar os nossos produtos por aqui, ate caldo de galinha Knor eu achei por aqui.Tire um dia va ao mercado tais como Smiths, Fresh Market, qualquer um , especialmente na fila de produtos latinos você encontra de tudo.

    ResponderExcluir
  14. Experimente substituir o creme de leite por maionese no strogonoff, fica ótimo, vai por mim! Abraços, Fernanda.

    ResponderExcluir
  15. Eu encontrei este site por chance durante uma pesquisa. Talvez esta lista seja util para voce :)
    http://www.frombraziltoyou.org/useful-list-brazilian-food-products-american-substitutes/

    ResponderExcluir
  16. Este site talvez lhe de a explica'c~ao que voce esta a procurar :)
    https://cozinhaquantum.wordpress.com/2007/10/23/creme-de-leite-chantilly-heavy-cream/

    ResponderExcluir
  17. Cris Rauen, procurando receita que vá sour cream, fui direcionada para cá, só que não encontrei nenhuma receita com o produto, por acaso tem alguma e possa me passar? obrigada por enquanto. Maria lucia lemos @marialucia.lemos.16

    ResponderExcluir
  18. Moro no Canadá, e aqui também é mais fácil encontrar o leite evaporado do que o creme de leite, então passei a usá-lo na minha há receita de strogonoff. Na minha receita preparo o molho separado e só depois junto com carne. Faço assim: frito on ingredientes na manteiga (cebola, alho, mushrooms) depois acrescento um pouco de Catchup. Em seguida (e o mais importante por conta de usar leite evaporado), salpique 2 colheres de farinha de trigo e vá mexendo bem até formar uma mas sinhá homogênea. Acrescente meia xícara de vinho branco seco, e um pouco do caldo da carne misturando sempre e por último o leite evaporado, também mexendo sempre. Junte a carne, corrija o sal. Dá certo!!! Bom apetite @

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Muito facil:

    1- Evaporated milk (leite evaporado. Mais grosso que o leito normal pq teve parte da agua retirada. Tem gosto de leite fervido por isso). Liquido.

    2- Condensed milk e' o mesmo que leite condensado e' grosso pq foi misturado com acucar e levado ao fogo. Muito doce por causa do acucar na mistura.

    3- Light and heavy cream o mesmo que creme de leite. O light cream e' mais aguado, o outro mais grosso.

    4- Half and half: como o nome diz e' o leite com creme de leite (metade e metade).

    5- Sour cream nao existe no Brasil: e' o creme que passa por um processo de fermentacao por bacteria. Por isso se chama "sour" que em ingles quer dizer azedo.


    6- Buttermilk e' o subproduto da fabricao de manteiga. Tambem nao e' vendido feito no Brasil. Pelo menos nunca vi.


    Acredito que tuda receita que pedir sour cream ou buttermilk pode ser substituida por iogurte natural (nada daquele com sabor, tem que ser o verdadeiro iogurte azedinho e sem acucar).

    ResponderExcluir